PANERAI

Em 1860, em Florença na Itália, Giovanni Panerai fundou uma pequena oficina que também era sede de uma escola de relojoaria. Inicialmente, a marca buscou estabelecer conexões na indústria relojoeira da Suíça a fim de garantir que seus relógios fossem fabricados com peças e designs de altíssima qualidade. Logo, a marca Panerai se tornou a principal empresa italiana de relógios no país.


Anos depois, Guido, neto de Giovanni Panerai, assumiu a direção da empresa e continuou o trabalho do avô. Sempre buscando expandir os negócios, trouxe uma nova visão para a marca: a especialização em mecanismos de precisão como medidores de profundidade e instrumentos de cronometragem. Essa estratégia foi essencial para a parceria de longa data com a Marinha Militar Italiana.


Em 1916, a Panerai registrou a patente do Radiomir, um pó à base de radio que dava luminosidade aos detalhes dos mecanismos de precisão. Considerado como uma grande inovação, esse pó foi utilizado para produzir relógios e dispositivos militares que permitiam uma ótima visualização no escuro ou debaixo da água.
Em 1934, os filhos de Guido assumiram os negócios e cerca de 2 anos depois, a Panerai estreou o primeiro Radiomir para a Marinha Militar Italiana. Ainda hoje, muitas das características da versão inicial se mantem, como o mostrador luminoso e a caixa em forma de almofada.


Em 1935, a Panerai iniciou uma parceria com a Rolex para desenvolver relógios de mergulho ainda mais profissionais para a Marinha Militar Italiana. Dessa união nasceu o primeiro relógio oficial Panerai Radiomir, um relógio de pulso de 47 mm com as mesmas marcações luminosas, mas agora com o movimento Rolex a prova d’agua. Esse modelo foi essencial para os mergulhadores da Marinha que precisavam de uma ferramenta confiável para medir o tempo e a distância debaixo da água por longos períodos.


Em 1949, a Panerai patenteou uma nova substância que iluminava o mostrador chamada de Luminor. Um novo modelo de relógio surgiu, dessa vez levando o nome da substância. O primeiro modelo tinha uma aparência semelhante ao Radiomir, apresentado em uma caixa de almofada, com proteção da coroa e uma moldura mais larga e plana. Em 1956, a marca registou a patente para a icônica proteção de coroa, um detalhe que virou assinatura para o modelo Luminor e para a marca Panerai.


Em 1972, depois de mais de um século comandada por familiares, o engenheiro Dino Zei assumiu a empresa e liderou a marca na crise do quartzo, voltando aos modelos clássicos. Vinte e cinco anos depois, o Richemont Group adquiriu a marca, criando uma rede maior para desenvolvimento, produção e distribuição dos relógios, dando a Panerai os recursos para criar seu primeiro movimento interno em 2005 chamado de P.2002, de corda manual com função GMT e reserva de marcha de oito dias.


Desde essa expansão, a marca Panerai se tornou sinônimo de luxo, com o melhor design italiano e passou a ser usado por pessoas importantes como o ex-presidente Bill Clinton, a modelo Heidi Klum o artista britânico Damien Hirst e Sylvester Stallone.

Hoje a marca Panerai está presente em todo mundo, através de distribuidores altamente selecionados e de suas boutiques exclusivas.

Confira no menu “Relógios” nossos modelos disponíveis da Panerai.