MONTBLANC – SOFISTICAÇÃO E ARTE


Fundada em 1906 pelos alemães August Eberstein,  Alfred Nehemias e Claus-Johannes Voss, a luxuosa marca Montblanc iniciou as atividades com o nome de Simplo Filler Pen Company.


Eberstein e Nehemias eram fascinados pelas canetas de pena, grande sucesso no mundo da moda naquela época e após uma viagem aos Estados Unidos, decidiram desenvolver uma versão de caneta-tinteiro que não vazasse.


Pouco tempo depois, Nehemias faleceu e Eberstein buscou novos sócios para concretização dos negócios. Christian Lausen e Wilhelm Dziambor passaram a fazer parte da sociedade e escolheram Hamburgo para sediar a empresa por ser uma cidade portuária com mais acessos para importações e exportações.


O nome Montblanc foi inspirado na montanha mais alta da Europa Ocidental e ficou oficialmente conhecido após o lançamento da primeira caneta-tinteiro em 1909 batizada de Rouge et Noir (que traduzido para o português significa “vermelho e preto”, cores utilizadas no design).

vermelho e preto

Em 1913, a imagem deixada pela neve no pico da montanha, inspirou o símbolo de uma estrela com seis pontas arredondadas e até hoje compõem a identidade visual da marca, traduzindo o design, a qualidade e o estilo de vida inspiracional.


A primeira loja foi inaugurada em 1919 em Hamburgo, com venda exclusiva de canetas. Pouco tempo depois, outras lojas da marca de luxo foram inauguradas em Berlim, Leipzig, Breslau, Hanover e Bremen.


Com o lançamento da caneta-tinteiro Meisterstück (“obra de mestre” em alemão) em 1924, a Montblanc chegou ao pico das marcas mais prestigiadas de luxo. Com design atemporal e matérias primas inovadoras, essa coleção foi condecorada como obra prima do design pelo Museu de Arte Moderna de Nova York. No mesmo ano, a Montblanc lançou a garantia permanente de seus produtos, impulsionando as vendas e garantindo a perpetuidade de seus itens de luxo.

Montblanc

Em 1935, a Montblanc começou a produzir produtos em couro de alta qualidade como estojos para as canetas, capas de blocos de anotações e agendas.


Em meio a Segunda Guerra Mundial, algumas instalações foram bombardeadas e a marca precisou suspender temporariamente suas atividades. Durante o período de reconstrução, as canetas eram produzidas na Dinamarca, onde a Montblanc mantinha uma grande oficina de manutenção. Ao final do conflito mundial, a marca conseguiu se reerguer devido a sua importância e apoio do Ministério da Fazenda Alemão.


Nas décadas seguintes, a marca teve outros lançamentos, mas o carro-chefe continuou sendo a tradicional Meisterstück.
A partir de 1980, a Montblanc marcou o início do compromisso mundial com a cultura e a arte por meio de patrocínios à literatura, balé e música.


Em 1992, foi inaugurada a primeira loja em Hong Kong e em 1995 o Brasil inaugurou a primeira loja na capital paulista, no bairro dos Jardins.

Meisterstück

O INGRESSO NO SEGMENTO DE RELÓGIOS DE LUXO


Em 1997 a empresa fundou a Montblanc Montre S/A em Le Locle, na Suíça, para ingressar no segmento de relógios de luxo.


A primeira linha de relógios foi batizada de Meisterstück Collection, com mais de 269 modelos.

LUXO

Em 2000, a marca lançou a coleção de relógios Meisterstück Sports, com 7 modelos robustos e funcionais.

Sports

Em 2002, no Salão Internacional de la Haute Horlogerie em Genebra, a coleção de relógios de pulso retangulares foi apresentada.


Em 2011, aconteceu o lançamento do TOURBILLON BI-CYLINDRIQUE, o primeiro relógio de pulso do mundo com um turbilhão de molas de balanço cilíndricas duplas.

TOURBILLON

Em 2014, foi lançada a luxuosa coleção de relógios Meisterstück Heritage.

Heritage

Em 2015 a Montblanc lançou a pulseira inteligente e-Strap que adiciona uma tela de 4 polegadas a uma pulseira tradicional, possibilitando o usuário acessar recursos como ler e-mails, monitorar passos e ver outras notificações. Para ter acesso a estes recursos é necessário o uso de um aplicativo correspondente no smartphone.


Em 2016, o 4810 Chronograph Automatic foi lançado, apresentando mostrador preto com algarismos romanos e índices revestidos de ródio. O triângulo vermelho indica a data e os ponteiros das horas e minutos tem revestimento de Super-LumiNova.

LumiNova

Em 2017 foi a vez do Montblanc Summit, com a combinação perfeita do design vintage e  o design do timekeeping tradicional com materiais premium e tecnologia de ponta. O modelo convida a geração mais jovem a ter a experiência de usar um relógio mecânico com toda a interatividade e funcionalidade do século 21.

Summit

Em 2022 foi lançado o Montblanc Summit 3, com design de smartwatch premium e Wear OS 3. O modelo possui acabamento de luxo, leitor de oxigenação do sangue e suporte a pagamentos via Google Pay.

Wear OS 3

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