A HISTÓRIA


A Cartier foi fundada em 1847 por Louis-François Cartier, após a compra do ateliê do então seu mestre, Adolphe Picard. A marca ficou conhecida pela produção de sofisticados itens de luxo, dentre eles relógios e joias.
A história iniciou em uma das ruas mais nobres de Paris, a Rue Montorgueil e não parou de crescer.  Com atendimento personalizado e elitizado, em 1859, a empresa mudou sua loja para o Boulevard des Italiens, onde conquistou clientes da alta sociedade.


Em 1874, Alfred Cartier, filho de Louis-François Cartier, assumiu a marca já pensando no potencial de expansão. Ele foi o principal responsável por tornar uma marca de grande prestígio por toda elite europeia, em especial por atender o rei Eduardo VII do Reino Unido. Na sucessão da marca, seus filhos Louis, Pierre e Jacques, já planejavam como transformar a Cartier em uma potência internacional de luxo.


Pierre, Louis, Alfred, e Jacques Cartier

Foto: Pierre, Louis, Alfred, e Jacques Cartier

Louis assumiu a responsabilidade de expandir os negócios em Paris e na Europa. Construiu uma relação de confiança com pessoas importantes que se tornariam compradores frequentes e leais a marca Cartier.


Pierre, tinha um talento especial para atender os desejos da elite. Casado com uma socialite americana, Pierre decidiu que era hora de levar os negócios para Nova York. Em 1909 foi aberta a primeira loja Cartier das Américas.


Jacques Cartier, o filho mais novo, aproveitou um momento não muito bom em sua vida pessoal para se dedicar totalmente ao trabalho. Ele era responsável por expandir a marca pela Inglaterra e as colônias. Jacques viajou para a Índia e encantou os amantes de pedras preciosas com as joias assinadas pela Cartier.


A junção das estratégias e trabalho dos três irmãos, transformaram o que inicialmente era uma marca local em um sucesso internacional que perdura por mais de 170 anos.



UMA COLEÇÃO MEMORÁVEL DE RELÓGIOS DE LUXO

A Cartier foi pioneira em inovar e lançar tendências na indústria relojoeira. Embora todos os modelos sejam excepcionais, algumas coleções transformaram o jeito de como olhamos para o relógio.


Cartier Santos

Alberto Santos Dumont, um famoso aviador brasileiro e amigo de Louis Cartier, encomendou em 1904, um relógio que poderia contar o tempo enquanto ele voava. Em uma época dominada pelos relógios de bolso, Cartier criou um dos primeiros relógios de pulso. O relógio Santos foi apresentado com um mostrador grande e contrastante para que Dumont pudesse olhar de relance as horas, sem perder o controle de seu avião. Este relógio foi colocado a venda em 1911, quando Santos-Dumond já era celebridade, isso ajudou a impulsionar o relógio de pulso como acessório de moda entre os homens da época.

Cartier Santos

Cartier Tank

O design do Tank foi inspirado nos tanques de guerra FT-17, o design espelha uma visão panorâmica da pequena cabine do tanque. Criado em 1917, o Tank teve variações como o Tank Solo, o Tank Anglaise e Tank Francaise.

Cartier Pasha

Cartier Pasha

O modelo Pasha foi supostamente criado em 1931, quando o Pasha de Marraquexe, Thami El Glaoui, encomendou um relógio que fosse a prova d’agua. O modelo redondo, com grande diâmetro de caixa e uma tampa para poder ser submerso, desapareceu, não deixando provas deste acontecimento. Um modelo muito parecido foi desenvolvido em 1985 por Gérald Genta, o lendário designer de relógios. Esta nova versão apresenta um relógio redondo, com mostrador apenas com numerais de horas 12, 3, 6 e 9,  uma trilha representando os segundos, com benzel largo e a coroa parafusada. Apesar de ter sido criado para o público masculino, o Pasha agradou as mulheres e hoje é considerado um modelo unissex.

Cartier Pasha

Cartier Ballon Bleu

Criado em 2007, o Ballon Bleu é um dos relógios mais icônicos da Cartier. O design foi criado a partir de uma nova visão de curvatura, dando mais volume ao relógio. Com os dois lados convexo, o relógio apresenta o equilíbrio perfeito. O modelo possui ajuste confortável e design elegante, usado por celebridades e membros da realeza como Kate Middleton.

Cartier Pasha

Cartier Panthere

O modelo Panthere é um dos mais distintos da marca. Inspirado na pantera, o icônico relógio possui a pulseira supermaleável, fazendo referência ao movimento do animal. O modelo de 1983 circulou nos pulsos de Madonna, Gwyneth Paltrow e Keith Richards.

Cartier Panthere

Ainda hoje a marca nos impressiona e continua a seguir a filosofia de “inovar sem perder a classe, transformar com bom gosto e ser a vanguarda da criação com a audácia da excelência”.

Conheça os modelos Cartier disponíveis na Play Boutique:
Relogios