HISTÓRIA DAS PEDRAS PRECIOSAS

A BELEZA E A HISTÓRIA DAS PEDRAS PRECIOSAS COLORIDAS

Desde os primórdios, os seres humanos já sentiam a necessidade de se enfeitar aproveitando elementos como conchas, ossos, couro, pedras e outros materiais para fazerem colares, pulseiras, brincos e anéis.

A utilização desses adornos, marcavam membros importantes das comunidades e serviam para cerimonias, principalmente os religiosos. Cada povo utilizava o que havia de disponível em seu território e adaptava os materiais para a criação de peças.

No Egito, por exemplo, o cobre, o ouro e belas gemas turquesa e lápis-lazúli. eram utilizadas na confecção de braceletes, colares e máscaras para cerimônias.

As pedras preciosas causam deslumbramento e fascínio por ser reluzentes, pela variedade de cores, por seu brilho e diversas texturas.

Saiba um pouco mais de cada pedra.

Diamantes

Os primeiros diamantes surgiram na Índia. É uma das pedras preciosas mais cobiçadas do mundo e ganharam até versões mitológicas. Os gregos acreditavam que os diamantes eram lágrimas derramas do céu por deuses. Na mitologia romana, acreditava-se que o deus do amor utilizava esta pedra para suas flechas, por isso a associação as pessoas apaixonadas. Os egípcios utilizavam essa pedra no dedo médio, pois acreditavam que ali passava a veia ligada ao amor.

Esmeralda

A esmeralda é famosa por sua cor verde intensa. As primeiras gemas foram descobertas em minas do Antigo Egito. Além de servirem como adornos para a elite, acreditava-se nos poderes mágicos desta pedra. A esmeralda simboliza o amor e o renascimento e sua cor verde está conectada a natureza, por isso acredita-se que ela tenha o poder de curar e restaurar a saúde. 

Turmalina Paraíba

O Brasil é um país privilegiado, além do verde da Amazônia, reconhecido mundialmente, ainda produzimos tesouros e temos uma abundância em pedras preciosas e ouro. A turmalina paraíba é uma pedra brasileira e apesar de recente (década de 80) é uma das gemas mais desejadas. Se colocada no escuro, ela parece estar acesa como o neon. É uma pedra com luz própria.

Rubi

O nome rubi vem do latim ruber, que significa “vermelho”. Ela surgiu no período da idade média é uma das pedras mais valiosas e belas já descobertas. Para os gregos, a pedra era associada com o sangue e representava o poder da vida. Muitos guerreiros acreditavam que suas batalhas seriam invencíveis caso tivessem rubis inseridos em diversas partes do corpo.

Safira

A safira é uma das pedras reverenciadas por reis e rainhas, Esses cristais são passado de geração em geração como o famoso anel pertencente da Princesa Diana que foi presenteado a sua sucessora Kate Middleton. O nome safira vem do grego “sapphiros” que significa “o preferido de saturno.

Tanzanita

A tanzanita surgiu na Tânzania, no sudoeste da África, por isso leva este nome. Os cristais que podem variar entre o azul e o roxo, representam a energia da água, da quietude, da força silenciosa e da purificação. Acredita-se que além de linda, essa pedra tem a propriedade de cura física, cura emocional e propriedades energéticas e de equilíbrio de chakras.

 

Além de belas, as pedras coloridas possuem significado especial.

A Play Boutique utiliza elementos e pedrarias de alta qualidade e beleza para criação de joias únicas e especiais. Usufrua da beleza e poder de nossas joias.

Consulte as opções em nosso site.